22 de março de 2009

Qual a Origem do dicionário?

Origem

Ficheiro:Latin dictionary.jpgOs dicionários remontam aos tempos antigos. Acredita-se que o dicionário tenha se originado na Mesopotâmia por volta de 2.600 a.C., feito em tabletes com escrita cuneiforme, ele informava repertórios de signos, nomes de profissões, divindades e objetos usuais, que funcionavam como dicionários unilíngües. Os gregos no século I criaram os lexicons para catalogar os usos das palavras da língua grega. Os gregos e os romanos já os utilizavam para esclarecimentos de dúvidas, termos e conceitos. Todavia, não eram organizados em ordem alfabética. Limitavam-se às definições de termos lingüísticos ou literários. Foi somente no fim da Idade Média que houve o surgimento de dicionários e glossários organizados alfabeticamente.

http://bibliotecaacademica.files.wordpress.com/2008/09/dicionario-aurelio.jpgQuando as glosas desses manuscritos latinos tornaram-se numerosas, os monges as ordenaram alfabeticamnte para facilitar a localização. Com isso, surgiu uma primeira tentativa de dicionário bilíngüe latim-vernáculo. Com o advento da imprensa, no século XV, alavancou-se a difusão e o uso de novos dicionários. O estilo de dicionário que usamos atualmente foi incorporado no renascimento com o objetivo de traduzir as línguas clássicas para as modernas em função da bíblia .

http://www.englishexperts.com.br/wp-content/uploads/2008/02/livros_2.jpg

Tipos

Existem vários tipos de dicionários. Os mais comuns são:

  • Dicionários gerais da língua: são de versão extensa ou com adaptação a usos escolares. Possuem um considerável número de palavras, definidas em suas várias acepções e significados.
  • Dicionários etimológicos: fornecem a origem de cada palavra através de sua formação e evolução.
  • Dicionários de sinônimos e antônimos: definem o significado das palavras mediante equivalências ou afinidades (palavras sinônimas) e significados opostos (palavras antônimas).
  • Dicionários analógicos: reúnem as palavras por campos semânticos, ou por analogia a uma idéia. Geralmente não são dispostos em ordem alfabética.
  • Dicionários de abreviaturas: são muito úteis por facilitarem a comunicação ainda mais nesta época de abreviaturas e siglas.
  • Dicionários bilíngües ou plurilíngües: explicam o significado dos vocábulos estrangeiros e suas correlações com os vocábulos nativos.

Além dos dicionários supracitados, ainda existem outros que se propõem a atender diversas finalidades como dúvidas e dificuldades de uma língua, de frases feitas, de provérbios, de gírias e expressões regionais, etc...

http://blogs.universia.com.br/kaizen/files/2008/12/dicionario.jpg

Postado por Linneker

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores