4 de julho de 2009

...Como Surgiu: Os Gibis ? ...

http://www.ama.org.br/w_lj_img_loja/big_Gibi01gde.jpeg

Gibi foi o título de uma revista brasileira de história em quadrinhos, cujo lançamento ocorreu em 1939. Graças a ela, no Brasil o termo gibi tornou-se sinônimo de "revista em quadrinhos" (banda desenhada, em Portugal). Na época, Gibi significava moleque, negrinho, porém, com o tempo a palavra passou a ser associada a revistas em quadrinhos e, desde então, virou uma espécie de "sinônimo".Era publicada pelo Grupo Globo, como concorrente da revista Mirim de Adolfo Aizen. Este editor, futuro fundador da Ebal, foi o pioneiro dos quadrinhos publicados como suplemento de jornal no Brasil (idéia que retirara de uma viagem aos Estados unidos), com o seu Suplemento Juvenil que acompanhava o jornal "A Nação".

http://hq.cosmo.com.br/images/hqcoisa/h0175_ed_gibi_hq_grande.jpg

Mais tarde, o jornal O Globo copiou a idéia e lançou um suplemento chamado O Globo Juvenil.O Gibi teve originalmente em suas páginas Charlie Chan (aquele mesmo que, anos depois, ganharia um desenho animado pela Hanna-Barbera), Brucutu, Ferdinando (ou Família Buscapé) e vários outros personagens das histórias em quadrinhos.No ano de 1974 a antiga Rio Gráfica Editora (atualmente conhecida como Editora Globo) teve a iniciativa de relançar nas bancas brasileiras a revista Gibi.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh98-RWc7knK29DM_VnmVJjH5xKcb0La8GsNBjC-p9KnOkA3awOs286VtHMxVk1u_sZAXJskgUffOMkvr2rtfuIzcOP3nI5xQt7qI7RCfG0y2gM4HKXOuz40sbd0WS8Wsy0j02OEZyt3tQ/s320/X-Men.Origens.-.Jean.Grey.HQ.BR.20AGO08.Os.Impossiveis.Br.GibiHQ.pdf-000.jpg

Em outubro de 1993, a Editora Globo lançou outra revista com um título homônimo. A editora publica periodicamente alguma revista com o título para não perder os direitos sobre o mesmo.Entre os gibis infantis de destaque no Brasil estão os da "Turma da Mônica", criada por Maurício de Sousa.www.gibiraro.com.br - um site cultural que contem a memória dos quadrinhos no Brasil, elaborado a partir de pesquisas ao vivo, separando gibi por gibi e perguntando a colecionadores e jornalistas.

http://2.bp.blogspot.com/_XVynbkqBIMc/SEVtHyt7syI/AAAAAAAAAh8/1PYcwd04sAY/s400/16-1033535587T.jpg

Postado por Linneker

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores