3 de julho de 2009

É bom Saber!!!

O que é Ginecomastia?

Ginecomastia é uma condição na qual a mama do homem aumenta de tamanho. O tecido mamário normal usualmente está localizado apenas atrás da aréola mamária, enquanto que na ginecomastia ele está presente além da aréola, em um ou ambos os lados e pode ser doloroso.
A ginecomastia deve ser diferenciada da lipomastia (pseudoginecomastia ou falsa ginecomastia). Esta é mais freqüente em pacientes gordos, a mama está aumentada, porém não existe tecido mamário, mas sim gordura.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj1eY0lSuJoLkISN4x_EeMvYVipj_CMFrnyyU3HAh1-AJF3vypbbbp1L6f75HRonUlcmzqoxJpnH1IYdDr99gWcYh7T7c-TLyirOc__M1sP8ePSrCFj3fxGwQ1KIOR26gZzZUbsyRWYIhI/s400/ginecomastia.jpg

Quais são as causas da ginecomastia?

Ginecomastia é usualmente causada por alterações nos hormônios durante a puberdade; neste período, o andrógeno (hormônio masculino) em excesso é transformado no tecido gorduroso em estrógeno (hormônio feminino), o qual induz o crescimento do tecido mamário. Outras causas mais raras de ginecomastia são o uso de medicações (plasil, plamet, haldol, etc), insuficiência renal ou hepática, tumores de testículo, etc.

São necessários testes laboratoriais para se achar a causa da ginecomastia?

Seu médico perguntará sobre alguns sintomas e sobre doenças concomitantes ou uso de medicações e fará um exame físico. A necessidade dos testes laboratoriais dependerão da sua idade, se há doenças associadas e se existe alguma alteração no exame físico. Se você é adolescente, provavelmente não precisará de muitos testes pois ginecomastia é muito freqüente neste período da vida. Cerca de 65% dos meninos de 14 anos de idade têm ginecomastia e 2 a 3 anos depois as mamas normalizam sem precisar um tratamento específico. Contudo, crianças menores (antes da puberdade) e homens adultos precisam de mais testes laboratoriais pois algum tipo de doença pode estar causando o problema.

Como é tratada a ginecomastia?

Como citado anteriormente, na maioria dos casos não é necessário nenhum tratamento (ginecomastia puberal). Apenas o acompanhamento a cada poucos meses para se avaliar o tamanho das mamas é necessário. Em 90% dos adolescentes a ginecomastia desaparece em menos de 3 anos. Se após os 16-17 anos o paciente ainda apresenta ginecomastia, é pouco provável que ela vá regredir; nestes casos a cirurgia está indicada.
Se a causa da ginecomastia é medicamentosa, para o remédio já resolve o problema. Algumas vezes é necessário usar medicação para tratar a ginecomastia, principalmente se a dor mamária é importante. Raramente, cirurgia é necessária.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrHpatrsrizMx4XdwddIvz7SbyVF8ZRQF76qvA1U1rg3b-KeCQSgEGZEwviArxxgepxP_M40oWpQ7DgMQuA3m_dC9f4wO_ZZPmIyOFp1IysQ2VBO64umQY_K8pvGm_3xJedTxQxJPzGh8J/s400/Ginecomastia.jpg

O aumento da mama pode ser devido a um câncer?

Provavelmente não. Câncer de mama é muito raro em homens, geralmente aparece como nódulo e pode haver secreção clara ou sanguinolenta da mama. Caso haja dúvida, uma mamografia ou uma biópsia pode esclarecer.

ginecomastia02vq9.jpg

Postado Por Robertto Lima!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado! E comente a vontade!!!!

Seguidores